Mês: julho 2022

Dicas essenciais para praticar exercícios no inverno.

Verão e sol são quase sinônimos de exercícios físicos. Seja a corrida na praia ou aquele futebolzinho com os amigos, é inegável que praticar atividades físicas em um clima quente é muito mais agradável.

Mas com a chegada do inverno muitas pessoas enfrentam dificuldade em encontrar motivação para praticar alguma atividade física fora de casa. E não é por menos, com temperaturas baixas que podem ficar em média de 8 graus e dias cinzas com pouca luz solar, até mesmo aqueles que são veteranos se sentem intimidados.

Pois fique sabendo que isso é uma reação comum e até esperada. Essa nossa procrastinação no inverno é um traço herdado de nossos antepassados, que possuiam o hábito de estocar comida e repousar durante o inverno para se proteger do frio.

Felizmente não vivemos mais na era pré-histórica e hoje temos recursos suficiente para resistir e viver de forma mais confortável no frio.
Se você é uma dessas pessoas que está buscando motivação para se exercitar no inverno, confira este post!

Nós vamos dar algumas dicas bem bacanas para você aproveitar essa estação da melhor forma possível e ainda melhorar a sua saúde. Vamos lá?

Antes de tudo, vista-se de forma apropriada

A primeira e mais óbvia dica para se exercitar no inverno é se vestir de forma adequada. Se você vai praticar corrida, por exemplo, é essencial que usar camadas de roupas que podem se adicionadas ou removidas conforme a necessidade para balancear o ar gelado com a temperatura do corpo que irá aumentar gradualmente conforme o tempo de exercício.

Especialistas indicam que a roupa mais perto da camada da pele seja um material anti-suor como poliester leve que irá ajudar a evaporar a umidade da sua pele durante a prática.

A segunda camada de roupa deve ser uma de poliester enquanto a terceira um corta-vento ou repelente de chuva. Porém a terceira camada não é indicada ao menos que esteja chovendo ou ventando muito forte, pois ela pode prender o suor e impedir que ele evapore de forma adequada.

Em casos mais extremos de frio, também é indicado que você recorra a luvas. Algumas lojas de artigos esportivos vendem luvas e roupas adequadas para isso. E sob nenhuma circustância utilize roupas de lã, isso porque esse tecido absorve muito a umidade e suor, podendo fazer com que você até adoeça se não tomar o devido cuidado.

Em contraste com temperaturas mais quentes, exercitar-se no frio pode ser mais díficil, isso porque as passagens de ar do seu corpo torna-se mais estreitas, o que torna o processo de inalar o ar mais difícil. Neste caso, respirar pela boca pode ajudar a tornar o ar mais quente, porém isso não é 100% realizável, principalmente se você está praticando exercícios de alta intensidade.

Neste caso, recomenda-se também que você utilize um tecido leve em volta da sua boca para absorver o vapor adequadamente e tornar a respiração mais quente.

Encontre o horário certo

Muitas pessoas ficam frustradas com o inverno devido ao clima ser extremamente menos convidativo e os dias escurecerem mais cedo. Neste caso, uma boa sugestão para praticar exercícios no inverno é utilizar o seu horário de almoço.

Dessa forma você pode aproveitar o pico do sol e a temperatura um pouco mais amena. Além disso, exercitar-se ao ar livre irá ajudar você a desempenhar suas atividades no trabalho de forma muito mais prazerosa e eficiente.

Você irá sentir-se imediatamente mais leve e menos estressado. É claro, sempre bom lembrar de não praticar exercícios de barriga vazia. Neste caso, se possível, tente antecipar o almoço nos dias em que for praticar exercícios e opte por alimentos mais leves e menos calóricos.

Após o retorno da atividade, você pode saborear um saboroso shake para repor suas energias.

Caminhada e corrida

Essas são duas atividades muito comuns e relativamente fáceis de praticar no inverno, pois não exigem equipamentos adicionais e podem ser praticadas em praticamente qualquer condição.

Neste caso, apenas certifique-se de prestar atenção na condição da estrada onde você pretende correr, pois a umidade pode deixar as superfícies escorregadias e fazer com que você sofra torções, ou, pior ainda, quedas graves. O aquecimento é também essencial, especialmente se você for praticar corrida.

Um bom alongamento de 2 minutos deve ser suficiente para preparar o seu corpo para uma atividade com maior nível de explosão. Isso é importante no inverno, pois o clima frio pode trazer mais dores nas juntas, especialmente nos quadris e joelhos, em pessoas mais velhas.

Por esse motivo, é também essencial que você utilize um tênis apropriado para a corrida a fim de evitar acidentes desse tipo. 

Ciclismo

Assim como a corrida e a caminhada, o ciclismo é relativamente simples de ser praticado no inverno, pois não exige condições muito específicas para ser realizada.

Neste caso, a mesma dica serve aqui: evite estradas irregulares e tome cuidado com superfícies úmidas, pois isso aumenta o risco de aquaplanagem da sua bicicleta.

Comece de forma mais leve e vá aumentando a velocidade de forma gradual conforme você for se habituando com a prática. Por esse motivo, evite começar pedalando em subidas, pois isso vai exigir um esforço maior no início da atividade quando seu corpo não está adequadamente preparado para o nível de intensidade.

Para ajudar com isso, certifique-se de manter o nível do assento da bicicleta em uma altura adequada para flexionar os joelhos. Se você sentir muita dor nas costas ou nos joelhos, esse provavelmente deve ser o motivo. Por isso, certifique-se de revisar a altura do banco toda vez antes de iniciar a pedalada, pois é comum que o assento vá baixando conforme você utiliza-o.

Como o ciclismo normalmente vai fazer você atingir velocidades mais altas, é importante que você comece pedalando na direção do vento para evitar o risco de hipotermia. Dessa forma, a temperatura do seu corpo irá aumentar de forma gradual e quando você fazer a volta, o vento gelado não vai bater nas suas costas suadas, diminuindo assim o risco de você contrair um resfriado devido à hipotermia.

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