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4 tipos de exercícios para praticar durante o outono

Com calor intenso ficando para trás, a chegada do outono é o período do ano ideal para começar ou retomar hábitos saudáveis. O clima mais ameno torna a estação extremamente convidativa para praticar exercícios físico ao ar livre.

Além do fator da temperatura, com o término do verão, onde costumamos relaxar um pouco por conta das férias e carnaval, no outono já entramos no ritmo do ano. Isso favorece a possibilidade de inserir atividades físicas à nossa rotina semanal.

O ar menos árido também ajuda na liberação de dopamina e endorfina em nosso cérebro, hormônios esses que são importantes no combate contra a ansiedade e estresse do dia-a-dia.

Unindo esse fator com uma alimentação saudável dos vegetais e frutas sazonais, você terá uma combinação perfeita para o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Aproveitando a ocasião, nós trouxemos 4 sugestões de exercícios físicos que são perfeitos para serem praticados no Outono. Confira agora!

Corrida em trilhas

Gosta de praticar corrida, mas está cansado da paisagem monótona do asfalto? Que tal trocar de cenário e praticar corridas em trilhas? Diferente de uma corrida linear, os caminhos irregulares das trilhas proporcionam um exercício não apenas para o cárdio, mas também para seu equilíbrio e força.

Uma corrida de aproximadamente uma hora já será responsável por queimar o excesso de calorias consumidas ao longo do dia.

Mas não se esqueça de fazer alongamentos antes de partir e levar sempre uma garrafa de água para se manter hidratado. Uma boa ideia para se manter motivado para praticar corridas regulares é buscar uma companhia para esta atividade.

Se você prefere ir acompanhado apenas dos seus fones de ouvido, não esqueça de avisar familiares e amigos da sua localização, caso sofra algum tipo de lesão durante o trajeto.

Ciclismo

Andar de bicicleta é uma atividade física extremamente saudável pro corpo em qualquer estação do ano. Pedalar fortalece os seus músculos mesmo sem forçar muito os quadris. O ritmo menos intenso também é ótimo para aqueles que querem contemplar melhor as belas paisagem da estação. 

O ciclismo é uma excelente porta de entrada para aqueles que têm vontade de praticar outras atividades que exigem mais resistência física, como crossfit ou natação, por exemplo. O baixo impacto também ajuda na recuperação de lesões em músculos. 

É claro, antes de qualquer pedalada é importante fazer um checkup no estado da sua bike, verificando a eficiência dos freios e correia. E não se esqueça de sempre usar capacete e, quando possível, óculos de proteção contra o sol.

Yoga

Os métodos milenares de resistencia do Yoga são muito convenientes para serem praticados ao ar livre. Além de fortalecer sua flexibilidade o yoga é extremamente beneficial para sua saúde mental, pois reduz o estresse consideravelmente e, ao contrário do que muitos pensam, também pode ajudar muito no emagrecimento! 

No Yoga existem diversos tipos de posturas, chamadas ásanas, para experimentar, o que torna a prática pouco repetitiva. Algumas ásanas são mais meditativas, o que podem ajudar com problemas emocionais, enquanto outras são focadas em resistência física.

O yoga mais tradicional, chamado de Hatha Yoga é beneficial para as duas coisas, pois exige concentração e consciência do corpo por completo. 

Se você trabalha em escritório e sofre muitas dores na coluna, o Yoga é perfeito para você, visto que as posições exigem um alinhamento das regiões que sustentam o corpo.

Essa é uma atividade que também favorece o aspecto social, visto que é muito comum grupos de pessoas se reunirem em espaços públicos como parques para praticar o exercício de forma coletiva. 

Mas se você não possui um instrutor, também é possível fazer Yoga sozinho! Existem diversos aplicativos gratuitos com instruções fáceis para lhe auxiliar com as posições e modelo preferido.

A nossa recomendação é o app Yoga Studio, disponível para Androir e iOS. Apesar de utilizar um modelo de assinatura pago, a aplicação oferece 30 dias de teste grátis.

Treinos de força

Se você já é experiente e busca atividades físicas mais intensas, o outono tem o clima certo para lhe motivar a ir além.

O sol menos forte e a brisa da estação favorecem treinos focados em força muscular e resistência. Uma boa sugestão é fugir do óbvio e tentar exercícios que você não está acostumado a fazer normalmente.

A musculação é uma opção comum, mas não é a única. Aposte também em treinos calistênicos e funcionais. Estes treinos normalmente não exigem aparelhos de academia, pois focam, principalmente em usar o peso do corpo. Isso torna eles perfeitos para serem praticados na praia, por exemplo.

Tente experimentar variações diferentes de exercícios clássicos como pranchas frontais dinâmicas. Neste exercício, você fica de barriga para baixo, com os cotovelos e ponta dos pés apoiados no chão e eleva uma perna de cada vez de forma alinhada.

Mas se você acha treinos sem equipamentos monótonos, existe também a possibilidade de utilizar a infraestrutura da sua cidade ao seu favor. Muitas praças públicas oferecem espaços com barras fixas e outros aparelhos simples que podem ser usados para aumentar seu volume muscular.

Neste caso, se você já tiver experiência, recomendamos o treino de elevação de joelhos com barra fixa. Neste exercício você eleva os joelhos agarrado na barra e mantêm essa posição por cerca de cinco segundos. Se você busca fortalecer o abdomem, exercícios como esse são ideais.

Por fim, foque na rotina

A consistência é o segredo ao praticar qualquer atividade física regularmente. Se você busca sair de um estado de sedentarismo, tente começar aos poucos, com atividades mais leves. Iniciar com atividades muito intensas pode acabar lhe desmotivando aos poucos e causar até lesões, visto que seu corpo pode não estar pronto para o choque. 

Tente reservar um horário fixo no seu dia para praticar a atividade. No outono, os horários ideais são entre 8 e 10 horas da manhã, ou após às 18 horas. Se você busca começar o dia com mais disposição e energia, opte por um horário mais cedo.

Já se você busca aliviar o estresse do trabalho, tente fazer exercícios após seu expediente para lhe ajudar a aliviar o corpo e a mente, principalmente se você tem um trabalho repetitivo.

Pode parecer tentador ficar em casa e se alimentar de comidas hiperpalátaveis neste período do ano, mas o outono é a estação perfeita para praticar exercícios ao ar livre e adotar hábitos mais saudáveis na sua rotina. Foque em uma progressão contínua e gradual, e aos poucos vai perceber os benefícios na sua qualidade de vida.

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