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5 dicas para evitar lesões durante o exercício

Seja você um praticante de exercícios casuais ou um entusiasta da academia, se machucar durante o treino não precisa ser uma parte inevitável da vida. 

Pensando nisso, separamos 5 dicas para prevenir qualquer tipo de lesão durante o seu exercício:

Faça um aquecimento adequado

Pular direto para a corrida ou erguer pesos é uma maneira infalível de se machucar. Músculos frios são menos flexíveis e mais sujeitos a lacerações, o que pode ser um desastre para seus treinos.

Passe ao menos de 5 a 10 minutos antes do treino realizando um aquecimento ativo, que significa manter seu corpo em movimento caminhando ou realizando alongamentos dinâmicos.

Lembre-se, alongamentos lentos em que você assume uma posição e a mantém, não fazem seus músculos se moverem o suficiente para um aquecimento adequado, portanto, evite-os, se possível.

Não superestime suas habilidades

Só porque você foi capaz de executar aquele levantamento pesado quando treinou pela última vez, há um mês, ou foi capaz de correr um quilômetro em poucos minutos há cinco anos, não significa que você é capaz hoje.

Seja realista sobre suas habilidades atuais e comece devagar, independente se está começando do zero ou retomando a rotina de exercícios.

Começar em baixa intensidade até descobrir o seu ponto ideal de treinamento impedirá que você se machuque logo na largada.

Faça uma dieta balanceada

Uma dieta adequada e uma alimentação em intervalos oportunos durante o treinamento são tão importantes para sua saúde e desempenho nos exercícios quanto o treinamento que você faz.

Comer uma refeição leve duas horas antes do treino ajudará você a impulsionar seu desempenho, assim como um lanche pós treino.

A proteína é ótima para reconstruir as fibras musculares desgastadas durante o treino, então certifique-se de ela fazer parte da sua ingestão pós-treino.

Vista-se adequadamente para o treino

Uma das principais causas de lesões esportivas é o uso de vestimentas inadequadas para a atividade realizada.

Seja usando sapatos mal ajustados ou velhos para o esporte escolhido até o uso de roupas largas ou soltas que podem fazer você tropeçar.

Use roupas que se ajustem ao corpo para que você se sinta confortável, evitando as apertadas que impeçam seus movimentos.

Pesquise o tipo de calçado adequado para a sua atividade.

Nunca use tênis de corrida para ir à sala de musculação, por exemplo!

Não pule dias de descanso

Quando você está determinado na busca de um condicionamento físico específico, pode parecer imprudente tirar um dia inteiro de descanso.

Mas saiba que os dias de descanso são de vital importância para você alcançar esse condicionamento. São esses dias que permitem que o seu corpo se recupere e os seus músculos se reconstruam.

Isso irá contribuir para um aumento da força e do crescimento.

Por isso, um dia de descanso completo a cada 3 a 5 dias de treino é geralmente recomendado. Tire mais tempo de folga se sentir dor ou desconforto excessivo, ou apenas se sentir exausto.

É melhor você tirar um dia extra para descansar agora do que arriscar treinar enquanto está cansado e se machucando.

Começar uma nova jornada de exercícios é um passo positivo em direção à saúde e ao bem-estar geral. Não tenha pressa, tome os cuidados acima e divirta-se explorando algo novo.

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