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A importância da correta respiração na prática de exercícios

Quando você está fazendo um exercício de agachamento, erguendo uma barra com anilhas ou correndo alguns quilômetros, a maneira como você está respirando é provavelmente a coisa mais importante do momento.

Isso porque a respiração adequada pode fazer uma diferença surpreendente em seu desempenho na prática de exercícios.

Ainda assim, uma respiração inadequada pode limitar o seu desempenho, fazendo com que você fique aquém do seu potencial.

Se você nunca prestou atenção à sua respiração durante um treino, não se preocupe. 

Essas dicas o colocarão no caminho certo.

A diferença que a respiração correta faz

A respiração correta o ajuda a atingir seu potencial máximo, não importa qual seja o seu tipo de exercício.

O fato de respirar adequadamente durante os exercícios aeróbicos ajudam os músculos a obter o oxigênio de que você precisa para continuar.

Permitindo, assim, que você se exercite por mais tempo e com mais força sem perder o fôlego.

Enquanto isso, durante o levantamento de peso, a técnica de respiração adequada ajuda a estabilizar o centro do seu corpo.

Em suma, isso permite que você empurre ou puxe com força máxima enquanto protege suas costas de lesões. 

Veja como respirar corretamente durante vários tipos de exercícios:

Respiração adequada durante o levantamento de peso

Para o levantamento de peso você vai querer usar o que é chamado de manobra de Valsalva. 

Esta é uma técnica em que você inspira o máximo de ar possível no início do levantamento e, em seguida, pressiona os músculos abdominais.

Este empurrador reforça seu centro do corpo, o que ajuda a fornecer estabilidade máxima, protege sua coluna e permite que você dê o máximo de impulso à barra. 

Você não vai querer prender o fôlego durante todo o levantamento – isso pode levar a um desmaio.

Em vez disso, prenda a respiração durante o ponto de bloqueio e expire. No entanto, certifique-se de manter o centro de seu corpo apoiado durante todo o levantamento. 

Para levantamentos menos extenuantes, você deve seguir um ritmo com sua respiração, inspirando na parte inferior do levantamento e expirando enquanto empurra o peso.

Exalar durante o levantamento pode ajudar a gerar mais força para o levantamento.

Respiração adequada durante o cardio

Se você é um corredor, ciclista, nadador ou apenas gosta de usar a esteira após uma série de levantamentos, uma boa técnica de respiração o ajudará a obter um melhor resultado no seu treino. 

Você deve se concentrar em respirações rítmicas, inspirando e expirando por períodos aproximadamente iguais. Isso ajuda a garantir um fluxo constante de oxigênio.

Se você está fora de forma ou é novo na corrida ou no ciclismo, pode levar tempo até que você encontre o ponto certo para a respiração rítmica.

Se você perceber que está ficando sem fôlego, tente diminuir a intensidade do exercício e se concentrar na respiração.

À medida que seu condicionamento cardiovascular melhora, essa respiração se tornará mais automática e você poderá se concentrar em outras coisas, como sua forma de correr.

Você está respirando corretamente?

A respiração adequada, quer você esteja se exercitando ou não, deve vir da barriga, usando o diafragma. Muitos de nós nos acostumamos a respirar pelo peito. Você não quer fazer isso.

Isso recruta músculos desnecessários para o processo e só preenche seus pulmões parcialmente, impedindo que você obtenha a quantidade máxima de oxigênio por respiração. 

Já, quando você respira pelo diafragma, por outro lado, seu estômago sobe antes do peito.

Isso permite que você encha os pulmões, respire mais fundo e obtenha o máximo de oxigênio possível para os músculos. 

Uma maneira fácil de praticar e sentir isso é deitar sobre uma superfície plana e colocar um objeto sobre a barriga, como um lápis ou caderno.

Agora inspire e expire lentamente, concentrando-se em fazer o objeto subir e descer. Se você estiver respirando com o peito, o objeto não se moverá muito.

Nesse sentido, depois de ter uma ideia de como é respirar pelo diafragma, você pode praticar enquanto está sentado.

Em pouco tempo, sentirá que esse processo será automático.

A respiração adequada é crucial para maximizar seu desempenho nos exercícios físicos, e essas dicas devem ajudá-lo a começar bem.

Continue praticando até se tornar um especialista na arte de respirar corretamente.

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