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Caminhar ou Correr: qual o melhor exercício para você manter a saúde

Para emagrecer, manter a saúde, melhorar o condicionamento físico. O que é melhor? Confira nesse post.

O que é melhor para manter a saúde: caminhar ou correr? Muita gente se faz essa pergunta, principalmente quem está iniciando no meio das atividades físicas e/ou pretende perder peso com rapidez. Mas a verdade é que não existe uma resposta correta para a questão.

Para tentar responder, antes de tudo a pessoa deve se perguntar qual o real objetivo por trás daquilo. O que você pretende alcançar faz toda a diferença na hora de decidir se vai partir para as caminhadas ou para as corridas. Outros dados como peso, idade e condicionamento físico atual também são fundamentais na hora de decidir por onde começar.

A opção pela caminhada

Há quem acredite que, a longo prazo, muita corrida pode se mostrar prejudicial à saúde. Aí, então, escolher a caminhada pode acabar sendo um caminho mais seguro – menos impacto para o corpo, uma atividade mais natural ao ser humano desde os homens da caverna do que correr longas distâncias sem parar.

Para quem é mais velho, optar pela caminhada também é o mais indicado – a pessoa pode já ter desenvolvido alguns problemas físicos, musculares ou nos ossos, e o alto impacto causado pela corrida a deixa mais propensa a lesões. A não ser, é claro, que seja alguém que já tenha o costume de correr há alguns anos, com experiência no assunto, condicionamento e corpo adaptado para isso.

Pessoas muito acima do peso também devem pensar duas vezes antes de correr, já que o impacto nas articulações é maior e pode causar ou agravar contusões. Então é sempre melhor começar caminhando e, aos poucos, migrar para corridas leves a primeiro momento.

A opção pela corrida

Correr leva grande vantagem em relação à caminhada na hora de queimar calorias e, consequentemente, perder peso e diminuir medidas. Seguindo a mesma linha de pensamento, a corrida também é melhor para quem quer controlar o peso e não voltar a engordar a longo prazo. E, mesmo em pesquisas com gastos calóricos semelhantes entre caminhada e corrida, a segunda levou a melhor em controle do peso.

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Já existem inúmeras pesquisas comprovando os benefícios trazidos pela corrida: menor propensão a doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto ou pressão alta – e até a desenvolver catarata futuramente. Com número de calorias gastas igual tanto pela corrida quanto pela caminhada, ambas as atividades apresentam essas vantagens – mas com a corrida você gasta muito mais rápido.

Por fim, em geral, pessoas que optam por começar a correr costumam possuir um perfil mais saudável. Já praticam outras formas de exercício – principalmente iniciaram caminhando -, se alimentam bem e prezam pela qualidade de vida.

Saiba o que quer e se conheça

Em geral, é possível dividir a caminhada e a corrida pelo nível de condicionamento físico da pessoa. Os iniciantes, principalmente quem está acima do peso, devem começar apenas caminhando para, aos poucos, se iniciar em corridas mais intensas e longas.

Quem já tem boa preparação e faz exercícios com regularidade pode correr sem medo, mas sempre respeitando o corpo e os limites para evitar lesões.

Ambas as atividades trazem grandes benefícios à saúde, já que ficar parado nunca é bom.

Uma ajudinha no dia a dia

E com a ajuda da Smartband TCD1, você pode monitorar os passos caminhados, a distância percorrida e até as calorias perdidas durante a sua caminhada ou corrida. E, com tanta informação para se basear, fica difícil perder a motivação, não é?

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