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Como manter o pace durante a Corrida

Quer manter o ritmo da corrida e melhorar ainda mais seu desempenho? Confira essas dicas!

Correr sem perder o pace é fundamental para quem treina pensando a longo prazo. Se deixar levar pelo calor do momento e determinar o ritmo conforme for sentindo necessário pode parecer mais prazeroso para o corredor amador, mas quem pretende levar mais a sério precisa aprender a se controlar e se manter dentro de um planejamento.

Principalmente para quem quer disputar provas ou alcançar uma determinada distância que ainda não consegue, se planejar é a melhor maneira de conseguir chegar ao objetivo. Se empolgar demais e aumentar o ritmo da corrida pode ser legal no começo, mas também arrisca lesões ou perda de fôlego na reta final. Por isso, é parte importantíssima do planejamento também o controle do pace.

As vantagens de manter  o ritmo

Mas, não é só quem quer se tornar um corredor mais avançado que deve se preocupar com o ritmo. O iniciante também precisa controlar o pace para não perder o pique rapidamente e cansar antes do que deveria. Ir conhecendo as reações do próprio corpo quando começa é essencial para conseguir evoluir e evitar problemas.

De forma geral, manter o pace durante todo o seu treino deixa a atividade toda mais saudável – já que torna mais difícil as lesões por empolgação (correr mais rápido do que deveria porque se sente bem no momento, mas causando problemas na recuperação). Uma atividade mais contida e constante também permite controlar melhor seu desempenho ao longo do planejamento.

Como controlar o pace?

Não existe maneira melhor de manter o ritmo durante toda a corrida do que contando com uma ajudinha da tecnologia. Pode ser um aplicativo para o celular, um relógio que mostre a sua velocidade ou uma smartband que também faça tudo isso. Com o monitoramento adequado, fica difícil você perder o pace enquanto corre no seu local favorito. E, se você costuma usar a esteira da academia, mais fácil ainda de acompanhar seu desempenho.

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É possível – e até indicado para corredores mais avançados – aprender a controlar o pace sem precisar de equipamentos. Para isso, procure marcar o ritmo uma vez com ajuda de um dispositivo e depois tente repeti-lo por conta própria. Para acostumar o corpo a manter sempre a mesma velocidade, é bom planejar os treinos com volumes correspondentes ao que você quer para cada dia.

Por exemplo: acostume-se a correr tantos quilômetros em tantos minutos ou menos no primeiro treino da semana, enquanto no segundo aumente um pouco mais. Veja aqui um exemplo de treino em 2 meses. Assim é possível deixar o corpo mais adequado ao que você quer. O ideal, porém, é mesmo recorrer à tecnologia sempre que possível para não perder o pace que deseja.

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Lançar mão de um dispositivo que monitore a distância percorrida e o tempo que levou para percorre-lo é de grande ajuda para manter o pace durante toda a corrida, além de garantir um treino mais seguro e saudável.

Uma pulseira inteligente como a Smartband TCD1 faz isso para você – além de controlar também o número de passos caminhados, a distância total percorrida e as calorias gastas, entre outras funcionalidades. Quer correr sem perder o pace nunca mais? Adquira já a sua e conecte-se ao seu ritmo!

Atenção: sempre que for iniciar uma atividade física ou alterar a intensidade do que já está realizando, procure ajuda de um profissional que possa orientar adequadamente e realizar um treino personalizado para você!

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