Blog

Fique por dentro do mundo das Tecnologias Inteligentes!

FREQUENCÍMETRO: o que é e como a SmartBand HR1 monitora os batimentos cardíacos

Entenda o que é o frequencímetro e como a SmartBand HR1 usa essa tecnologia para monitorar os batimentos cardíacos.

Nas últimas décadas, todo mundo passou a buscar cada vez mais qualidade de vida e dizer adeus ao sedentarismo. Aliado a isso, o desenvolvimento tecnológico em benefício da saúde foi uma das áreas que mais cresceu. E é aí que saúde e tecnologia se uniram!

Hoje, são inúmeras novas maneiras de facilitar a rotina de quem quer ser mais ativo e, como consequência, mais saudável. E possibilidades antes impensáveis já estão tão comuns no dia a dia, como o monitoramento dos batimentos cardíacos através de alguns tipos de dispositivos, tanto para ajudar quem possui algum problema do coração quanto para quem deseja praticar atividades físicas com qualidade e segurança.

Conheça o frequencímetro

Tudo isso só é possível graças a um senso chamado frequencímetro.

Frequencímetro é um instrumento eletrônico que usa sinais na escala do hertz para medir a frequência dos batimentos cardíacos da pessoa.

Em geral, ficam embutidos em outros dispositivos que precisam estar no corpo do usuário, como relógios, monitores cardíacos ou pulseiras. E uma delas é a SmartBand HR1 da OnMe.

hr1-smartband-com-batimentos-cardiacos

SmartBand HR1: pulseira fitness com monitoramento cardíaco

Lançamento no mercado que busca ajudar atletas profissionais ou amadores, experientes ou iniciantes, a se exercitar com mais informação, a SmartBand HR1 tem nela embutido um frequencímetro próprio. Assim, o usuário consegue medir seus batimentos de acordo com os seus objetivos: seja para manter a saúde em dia, para monitorar alguma condição prévia no coração ou para conseguir evoluir nos treinos.

hr1

Com a smartband devidamente colocada no pulso, o frequencímetro interno registra cada batimento através de um laser, sendo um dispositivo bastante sensível e com boa precisão.

Todas as informações recolhidas são passadas para o aplicativo próprio da OnMe, que deve ser instalado em seu telefone celular. Sincronizado com ele através de Bluetooth, a pessoa tem acesso a relatórios completos sobre o monitoramento cardíaco e pode usar os dados como precisar.

Frequência Cardíaca

A SmartBand HR1 irá mostrar a média de BPM (Batimento Por Minuto) de seu coração. Ou seja, se no visor da pulseira você ver 100, quer dizer que seu coração está batendo 100 vezes por minuto.

Mas o que esse número quer dizer? E o que outros números como 60 e 160 significam?

É importante que você saiba que a frequência cardíaca de cada um muda dependendo principalmente de seu sexo e sua idade.

O mais importante é saber qual é sua frequência cardíaca máxima e há uma forma muito simples de descubrir qual é a sua. Basta fazer a seguinte conta:

220 – sua idade = sua frequência máxima

Ou seja, se você tem 26 anos, aplicando a fórmula acima:

220 – 26 = 194 bpm

O número 194 bpm é uma aproximação bastante aceitável para dizer qual é a sua frequência cardíaca máxima.

Mas o que quer dizer na prática o número 194?

Quer dizer sua zona (ou faixa) de frequência cardíaca (BPM) que você deve manter para atingir determinado objetivo em seu treino.

Zona de Frequência Cardíaca

Ao todo podemos dividir as zonas em 5. Resumidamente, quanto mais próximo da sua frequência cardíaca máxima (a faixa em vermelho, de 90-100%), maior o desempenho e efeito do seu treino. Porém é preciso ter sempre orientação de um cardiologista e um profissional de Educação Física para não se exceder e prejudicar a saúde.

zonas-frequencias-cardiacas

HR1 no Modo Sport ou Smart

Os modos do frequencímetro da SmartBand HR1 podem ser duas. Há a função Smart (inteligente) e a função Sport (Esporte), cada uma com benefícios e ações diferenciadas.

Função Smart

A pulseira inteligente monitora os batimentos cardíacos do usuário a cada 10 minutos.

É a funcionalidade ideal para quem pretende apenas acompanhar de perto a saúde ou para aqueles que possuem alguma condição no coração.

Ao longo das atividades do dia a dia, mesmo as não esportivas, o aparelho vai registrando a frequência e gerando relatórios. Os dados podem ser mostrados para o seu médico, por exemplo, que ganha uma grande aliada na hora de saber exatamente como o órgão mais importante do corpo vem se comportando na rotina.

Função Sport 

É dedicada aos que procuram praticar atividades físicas de alta intensidade e evoluir nos treinamentos.

Nesse modo, os batimentos são acompanhados continuamente, fazendo com que cada pedacinho do exercício possa ser destrinchado nos relatórios. Para os profissionais ou avançados, é uma boa pedida para conseguir melhorar o desempenho, já que as informações também aparecem no visor e você pode trabalhar de acordo com o seu BPM (batimentos por minuto), aumentando ou diminuindo o ritmo de acordo com a necessidade ou o planejamento do treino.

Modo Cronômetro

Há ainda um terceiro modo, o de cronômetro. Nele, o usuário ativa o frequencímetro para apenas um período específico de tempo e a HR1 monitora durante ele. Também ideal para esportistas durante suas atividades.

***
Seja qual for o melhor para você, é certo que a SmartBand HR1 possui uma funcionalidade que se adequa perfeitamente no dia a dia.

Todos que usam a tecnologia a seu favor ganham em qualidade de vida, saúde e desempenho. Basta começar. 😉

Leia também:

Deixe uma resposta

Scroll to top