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Mitos sobre a prática de exercícios físicos

Com o advento da internet é comum se deparar com inúmeras fontes de informação sobre dicas sobre exercícios físicos. Porém, muitas dessas informações acabam sendo imprecisas e até mesmo totalmente erradas.
A última coisa de que você precisa ao cuidar de sua saúde é uma desinformação para desanimá-lo.

Por isso, neste post tentamos esclarecer tudo sobre os mitos relacionados à prática de exercícios físicos. Com isso, da próxima vez que você for praticar algum exercício, saberá com certeza se o que você está fazendo é eficaz e vale a pena para sua saúde. 

Você tem que suar muito para que o exercício conte?

Não necessariamente!

Movimentar o corpo e aumentar a frequência cardíaca são as partes mais importantes da atividade física

Neste processo é normal que o corpo fique mais quente e a transpiração age com o principal objetivo de resfriar o corpo. Ou seja, você tende a suar quando está ativo.

Mas muitas vezes você pode estar em um plano de atividade que consiste em movimentos mais vagarosos ou de baixa frequência, que possivelmente não produzirão esse suor.

O importante é você estar movendo seu corpo mais do que o normal, com isso estará trabalhando para melhorar seu condicionamento físico, com ou sem suor.

O exercício transforma a gordura em músculo.

Falso. O exercício não pode transformar gordura em músculo porque um tipo de célula não pode ser transformado em outro. Mas os exercícios, principalmente o treinamento de força,  ajudam a construir músculos, o que ajuda a queimar mais calorias e perder gordura.

Levantar pesos vai fazer as mulheres ficarem mais pesadas. 

Falso. As mulheres não têm tanta testosterona em seu corpo quanto os homens, por isso não é tão fácil aumentarem seus músculos, e consequentemente seu peso, levantando pesos. Mas o treinamento de força, ou levantamento de pesos é uma parte importante da aptidão física. Se você tem como objetivo se tornar uma pessoa musculosa, recomendamos que use menos peso e mais repetições.

Restringir as calorias é a melhor maneira de perder peso.

Falso. Pesquisas mostram que mudar seus hábitos alimentares para perder peso funciona melhor se você também fizer exercícios. O exercício aeróbico queima mais calorias e o treinamento de força constrói mais músculos, o que consome mais calorias, tornando assim mais fácil a perda de peso.

Flexões abdominais vão fazer você perder gordura da barriga.

Falso. Você não pode controlar qual parte do seu corpo perderá gordura quando estiver fazendo exercícios. A genética desempenha um grande papel no controle da composição e forma do corpo. Os abdominais irão simplesmente fortalecer os músculos abdominais, que estão por baixo da camada de gordura da barriga. No entanto, se você equilibrar as calorias que ingere com exercícios para atingir o peso corporal desejável, provavelmente perderá gordura de várias partes do corpo, incluindo a barriga.

O alongamento antes do exercício é crucial.

Falso. Aquecer por pelo menos 5 minutos (às vezes mais se você tiver considerações especiais) é crucial, porque faz o sangue fluir para os músculos e permite que sua frequência cardíaca se ajuste. Mas na maioria das vezes, o alongamento é recomendado após a atividade física, quando os músculos estão mais quentes. 

Simplesmente reduzir comportamentos sedentários não é suficiente para melhorar a aptidão física.

Falso! Pesquisas mostram que reduzir as atividades sedentárias, como assistir televisão ou jogar videogames, pode fazer com que você se mova mais e perca mais peso.

Na verdade, uma pessoa de 70 quilos que adiciona duas horas (cumulativas) por dia de movimento leve como parte de uma rotina regular pode perder 15 quilos extras de peso por ano. Então, se você está de pé, você está no caminho certo para se mover mais!

Lembre-se, fazer exercícios físicos é cuidar da sua saúde, por isso recomendamos sempre o acompanhamento de um profissional da área que entenda as suas necessidades e ajuste os treinos para a sua realidade.

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