Blog

Fique por dentro do mundo das Tecnologias Inteligentes!

O que são tecnologias inteligentes: as aliadas do dia a dia

O termo ‘tecnologias inteligentes’ vem ganhando espaço atualmente e são aliadas no seu cotidiano. Saiba mais.

Tecnologias incorporadas em um objeto que o permita se comunicar com autonomia e o torne uma parte daquela rede. Essas são as tecnologias inteligentes, smart techs em inglês, que vem se tornando cada vez mais comuns e acessíveis no dia a dia da população.

O desenvolvimento rápido – e até mesmo assustador – da tecnologia de informação, da nanotecnologia e da inteligência artificial permitiu que muitas atividades cotidianas ficassem mais fácil para boa parte das pessoas. E a palavra chave aqui é inteligência: esse tipo de dispositivo geralmente chega ao mercado com a intenção de facilitar a vida de quem adquire.

A popularização das smart techs

O termo se popularizou principalmente com a invasão dos smartphones: hoje em dia qualquer um tem acesso a telefones celulares modernos, com diversas funções e que são, na prática, mini computadores de bolso. Os aparelhos possuem cada vez mais funcionalidades, usando recursos como GPS e análise de navegação na internet para ‘adivinhar’ e ‘antecipar’ tendências de comportamento do usuário.

Outra tecnologia inteligente que vem se popularizando ultimamente é a da Smart TV. Não é difícil encontrar conhecidos que já possuam um aparelho televisivo do tipo, com a possibilidade de acessar a internet e assistir o que quiser nele – não apenas as emissoras comuns. Serviços de streaming como a Netflix e a HBO Go vem se aproveitando disso para crescer no mercado e ameaçar a audiência das grandes redes.

Muita gente também já ouviu falar em projeções para o futuro, que ainda não estão disponíveis no mercado aqui, como as geladeiras e até mesmo casas inteiras inteligentes. Não se espante se você se sentir naquele antigo desenho dos Jetsons em algum momento.

As tecnologias para vestir

Mas, o que está mesmo prestes a tomar conta do grande público – ou assim prometem as empresas do setor – é a tecnologia wearable (vestível, traduzido do inglês). Ou seja, aqueles dispositivos que você usa no corpo para aumentar de alguma forma sua capacidade perceptiva ou captar informações sobre a pessoa.

O segmento de exercícios físicos já vem se aproveitando bastante disso. Quem nunca ouviu falar nos relógios inteligentes que contam os passos caminhados durante o dia, contam as calorias gastas em determinado período ou a quilometragem percorrida? Eles também podem fazer monitoramento dos batimentos cardíacos, ajudando a que tem problemas de coração.

Existem também pulseiras fit que trazem o mesmo tipo de ajuda para o usuário. Há ainda os sapatos inteligentes, que não só contam passos e distâncias como também podem indicar direções corretas para os mais perdidos. A ideia de todas essas tecnologias costuma se basear no pareamento com os smartphones para acessar aplicativos e lançar os dados obtidos.

onme-smartband-compra

Outra tecnologia vestível que ficou bastante famosa nos últimos tempos são os óculos. O Google Glass, por exemplo, prometia mudar a vida de quem o comprasse, com recursos de inteligência artificial e realidade aumentada. O dispositivo teria comando de voz para diversas ações – como tirar fotos – e permitiria até a realização de videoconferências. Além, é claro, de trazer informações em tempo real na ‘tela’ (na verdade, a lente do óculos) de tudo que o usuário estivesse olhando.

A vida (mais fácil) como ela é

No final, seja através de um óculos, uma pulseira, um relógio, um sapato ou qualquer outro apetrecho, a grande vantagem da tecnologia inteligente é bem fácil de entender: facilitar a vida de quem a usa. Agregando e analisando dados, ajudando você a se conhecer e se preparar melhor.

As smart techs, vestíveis ou não, tem muito a adicionar para a qualidade de vida. Informação é conhecimento, e informação em tempo real é determinante para tomar as decisões mais adequadas nos diversos aspectos da sua vida: para se organizar, para se motivar, para ser mais saudável… ou o que se adequar melhor à sua rotina pessoal ou de trabalho.

Você gosta da ideia das tecnologias inteligentes ajudando no seu dia a dia? Deixei seu comentário!

Fique ligado no blog da OnMe e conheça mais da tecnologia que vai deixá-lo conectado facilitar sua vida do jeito que você quiser!

Deixe uma resposta

Scroll to top
Open chat
Powered by